TV ABRAG


Eventos 2011

6ª Semana de Combate ao Glaucoma

Confira a matéria sobre esta entrevista. Clique aqui!


26 de Maio - Dia Nacional do Glaucoma

13 de Maio Programa Sala de Visitas

Confira a matéria sobre esta entrevista. Clique aqui!


Campimetria


Filme: A Criança, a Família e o Glaucoma

O filme, resultado do trabalho da psicóloga Carla Ferracina, procura mostrar a rotina da criança com glaucoma congênito – doença rara, grave e que requer cuidados precoces e adequados, pois pode levar à cegueira irremediável, uma vez que o glaucoma é a principal causa de cegueira tratável no mundo. É uma doença de caráter hereditário, que tem como um dos fatores de risco o aumento da pressão intraocular, que causa danos irreversíveis no nervo óptico.

O filme evidencia que as crianças que recebem uma boa orientação de seus pais têm condições de interagir socialmente de maneira adequada, uma vez que compreendem a doença e seus principais cuidados (uso dos colírios, consultas médicas, exames, cirurgias, etc.).

O entendimento da doença pelos pais é primordial para que transmitam segurança à criança, de forma que possa desenvolver-se emocionalmente de maneira adequada.

Foi feito com a intenção de criar um comprometimento com relação ao tratamento, não só com suas famílias, mas também com as crianças, tornando possível a fidelização ao tratamento, pois a doença requer cuidados por toda a vida. Objetiva também preservar a qualidade de vida das crianças com glaucoma congênito e sua interação no meio familiar e social.